RSS

4 de dezembro de 2008

A Tabelinha



Chamamos de período fértil a época que a mulher ovula. É nesta fase que um dos ovários libera o óvulo. Isso acontece cerca de 14 dias antes da menstruação.

Durante a ovulação, ocorrem intensas modificações em todo o organismo, que, às vezes, podem ser sentidas. Sensações de inchaço, náuseas, vômitos, secreção vaginal parecida com "clara de ovo", são algumas delas. "No período da ovulação, as chances da mulher engravidar aumentam 30%", afirma o Dr Celso Marzano.

A tabelinha é um método que leva em consideração o dia provável da ovulação (liberação do óvulo pelo ovário), ou seja, o período mais fértil da mulher. Nestes dias, as chances de engravidar são muito maiores. Se seu ciclo menstrual for regular - de uns 28 dias -, você deve evitar transar no período da ovulação, ou seja, no 14º dia após o primeiro dia de sangramento.

Mesmo calculando esta data (14º dias antes do começo da próxima menstruação), ainda temos que levar em conta uma margem de segurança, ou seja, não transar cinco dias antes e cinco dias depois deste dia da provável ovulação, pois existe um grande risco de gravidez.

Fora desse período, as chances de engravidar são menores. Entretanto, a tabelinha não é um método seguro para evitar filhos e não previne a transmissão de doenças. Sem um ciclo menstrual regular estes cálculos podem dar errado.

Lembre-se:

A tabelinha não previne doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a AIDS. Use sempre camisinha, pois, além de evitar a gravidez, previne contra todas as doenças transmitidas pelo sexo;

Pode ser raro, mas há mulheres que engravidam em qualquer dia do ciclo;

A pílula continua sendo um dos melhores métodos anticoncepcionais. Seu grau de eficiência é de 99,7%.

Só o ginecologista pode receitar o melhor método anticoncepcional para você. Consulte-o antes de tomar qualquer atitude.

A tabelinha passo a passo:

1) Conte os dias entre o seu primeiro dia de menstruação (início do ciclo) e o dia anterior ao início da menstruação seguinte (último dia do ciclo). O resultado é o número de dias do seu ciclo menstrual, que pode ser de 26, 28 ou 32 dias.

2) Divida o número de dias do seu ciclo menstrual por dois, pois o dia fértil ocorre normalmente na metade do ciclo. O dia fértil é o dia da ovulação.

3) No dia em que menstruar, some o número de dias referentes à metade do seu ciclo menstrual para obter o seu dia fértil. Por exemplo, se o seu ciclo for de 28 dias e você menstruar no dia 15 de outubro, o seu dia fértil será no 14º dia contados a partir do dia 15 de outubro, ou seja, dia 29 de outubro.

4) Depois de saber qual o seu ciclo, marque em destaque os dias que você pode estar fértil

5) Evite transar 4 dias antes e depois do seu dia fértil, pois o espermatozóide sobrevive por 3 a 4 dias.

Outros métodos anticoncepcionais:

Camisinha - Além de evitar a gravidez também evita a transmissão de doenças

DIU - Ele é colocado pelo ginecologista. Fica dentro do útero e impede a passagem dos espermatozóides. Geralmente é indicado para quem já teve filho.

DIAFRAGAMA - Pode ser colocado por você mesma no fundo da vagina, mas o ginecologista tem que ver qual o tamanho certo para o seu corpo. Não é muito eficaz. Deve ser colocado 15 minutos antes da transa.

COITO INTERROMPIDO - O parceiro tira o pênis de dentro da vagina antes de gozar. Não é um método confiável, pois o líquido expelido pelo pênis antes da ejaculação já contém espermatozóides.


Fonte: Daniela Noyori/Redação Terra

E mais
É possível escolher o sexo do bebê?
Gêmeos

Imegem: Google

Nenhum comentário: