RSS

21 de março de 2009

Conversores e Adaptadores

Acessórios rosqueados na extremidade da objetiva, no local onde normalmente encaixam-se os filtros. Uma de suas finalidades é tentar contornar a limitação da quase totalidade das câmeras do segmento semi-profissional de não possuir lentes intercambiáveis. Alguns desses acessórios são:

- tele-converter (telephoto converter)
- tele-extender (doubler)
- wide-converter (wide angle adapter)
- close-up (diopter)

O tele-converter é um conversor de aumento para tele-objetiva , aumentando a distância focal da mesma: uma lente com zoom de aumento até 10x pode ser convertida em lente com aumento de até 20x por exemplo, utilizando um conversor com fator 2X (2 multiplicado por 10). É encaixado na parte frontal das lentes. Uma lente zoom de 6-15mm pode ser convertida com um tele-converter desse tipo em 12-30mm. Esta é a função do tele-converter, deslocar as distâncias focais mínima e máxima em direção ao ajuste de teleobjetiva: no exemplo, de 6mm para 12mm (mínima) e de 15mm para 30mm (máxima).

O tele-extender é um extensor de distância focal da objetiva: trabalha basicamente afastando a objetiva do corpo da câmera, para causar o aumento na distância focal. Para isso, é encaixado entre a objetiva e o corpo da câmera (somente para câmeras com lentes removíveis). O uso de tele-extenders acarreta o escurecimento da imagem (geralmente em torno de 1 a 2 f-stops). O nome doubler deriva de um dos tipos comuns de tele-extenders, o 2X, que dobra a potência da lente. Uma lente zoom de 6-15mm pode ser convertida com um tele-extensor desse tipo em uma 12-30mm. O tele-extender tem a mesma função do tele-converter, ou seja, deslocar as distâncias focais mínima e máxima em direção ao ajuste de teleobjetiva: no exemplo, de 6mm para 12mm (mínima) e de 15mm para 30mm (máxima). Ambos (tele-converter e tele-extender) podem ser instalados juntos, ampliando em muito o poder de aumento da objetiva. No exemplo acima, o tele-extender 2X combinado com um tele-converter também 2X transformaria a objetiva em uma 24-60mm.

O wide-converter é um conversor de diminuição para grande angular, encurtando a distância focal da mesma: uma objetiva pode ter sua característica de grande angular dobrada utilizando-se um conversor com fator 0,5X. Uma lente cujo ajuste máximo de grande-angular é de 9mm por exemplo, com um wide-converter do tipo 0.7X transforma-se em 6,3mm (9 multiplicado por 0,7). Wide-converters com fator menor do que 0,5X causam o efeito 'olho-de-peixe' na imagem: o ângulo de visão aumenta bastante (130 graus por exemplo em um wide-converter de 0,3X) e a imagem adquire formato cada vez mais esférico. É encaixado na parte frontal das lentes.

O close-up permite aproximar e focalizar objetos a uma distância menor do que a suportada normalmente pela objetiva da câmera. Uma lente com fator +2 por exemplo aumenta 2x o tamanho da imagem. Estas lentes podem ser sobrepostas, assim utilizando duas lentes de fator +2 juntas o aumento obtido será de 4 vezes. Lentes close-up costumam diminuir a nitidez da imagem e em alguns casos aberrações cromáticas (desvios de cores) podem surgir. É encaixado na parte frontal das lentes.

Existem também acessórios deste tipo que não contém lentes, mas permitem a conexão de lentes com diâmetros diferentes entre a objetiva da câmera e a lente em questão, por possuírem roscas com diferentes tamanhos em um lado e outro, como o step-up ring e o step-down ring.

No entanto, dependendo do tipo de adaptação efetuada, nem sempre os resultados obtidos com o uso de conversores / adaptadores são bons: alguns possíveis problemas são distorções na forma e cores da imagem e escurecimento da mesma.

Fonte: Fazendo Vídeo

Nenhum comentário: