RSS

21 de março de 2009

Grande Angular

É chamado assim o tipo de lente que possui distância focal menor do que a distância focal correspondente à uma lente normal. Em vídeo, como o tamanho dos CCD.s, quando comparados aos negativos de 35 m.m. utilizados em fotografia é consideravelmente menor, o mesmo ocorre com os valores de distância focal. Assim, uma lente grande angular pode ter por exemplo 5 m.m. (ao invés de 25 m.m. para a câmera fotográfica citada) de distância focal.

Quando o operador da câmera se aproxima das pessoas/objetos enquadrados, a perspectiva da imagem se altera. Isto ocorre também com o olho humano: uma pessoa em pé, situada a alguns metros à frente de uma casa, terá tamanho na imagem menor do que a casa situada atrás dela. Ao nos aproximarmos, no entanto, desta pessoa, tanto a pessoa como a casa aumentarão de tamanho. Porém, deste novo ponto de vista, a pessoa passa a aparentar ser maior do que a casa, como se a casa tivesse diminuído de tamanho. A distância entre a pessoa e a casa parecerá ter aumentado: se esta caminha alguns passos para trás ou para frente as proporções entre pessoa/casa alteram-se drasticamente.

Assim, sempre que o ser humano observa a olho nu imagens de pessoas/objetos próximas, estes parecem estar 'descomprimidos' na mesma. Pessoas e objetos ao fundo parecem estar mais distantes de outras/outros em primeiro plano do que realmente estão: a casa, no exemplo, parece estar mais distante da pessoa do que se observarmos casa/pessoa de longe. E pessoas e objetos ao fundo parecem menores em relação a pessoas e objetos em primeiro plano do que quando observamos estas pessoas/objetos de longe: a casa parece menor do que a pessoa do que quando observamos casa/pessoa de longe. A profundidade aparente de campo aumenta quando observamos as pessoas / objetos de perto.

Como a lente grande angular mostra as imagens vistas a partir de um ponto bem próximo do operador (sem alterar suas perspectivas), poderia-se dizer que ela é 'especializada' em mostrar imagens com estas características, imagens de pessoas/objetos que estão perto do mesmo. E como pessoas/objetos que estão próximas sempre tem estas características, pode-se dizer que a imagem mostrada por uma lente grande angular também as possui.

É por isso que diz-se que a imagem formada por uma lente grande angular é 'descomprimida'. Na imagem do close do rosto de uma pessoa captada com uma lente deste tipo, seu nariz ficará com aspecto de 'nariz de elefante', transmitindo a sensação de ser maior do que é na realidade.

O efeito da descompressão pode ser utilizado para aumentar a velocidade aparente dos movimentos captados pela câmera. Um exemplo, utilizado com frequência no cinema, é utilizar este tipo de lente para registrar cenas de ação, brigas e lutas, onde a velocidade aparente de um soco fica maior do que na realidade.

A lente grande angular traz consigo um 'defeito', mais ou menos aparente conforme a qualidade, distância focal e especificações da lente: a curvatura de objetos com traços retos localizados nas bordas da imagem (tronco de coqueiro 'caindo' para o centro).

Fonte: Fazendo Vídeo

Nenhum comentário: