RSS

8 de janeiro de 2010

Glossário de Fotografia Digital



A fotografia possui sua própria linguagem e a fotografia digital incluiu muitos novos termos. Este glossário define as palavras e expressões comumente utilizadas na fotografia digital.


Abertura - Uma pequena abertura circular dentro das lentes que pode mudar no diâmetro para controlar a quantidade de luz que chega ao sensor da câmera quando uma foto é tirada. O diâmetro da abertura é apresentado em f-stops; quanto menor for o número, maior será a abertura. Por exemplo, uma abertura de f/2,8 é maior do que uma de f/8. Juntas, a abertura e a velocidade do disparador controlam a quantidade total de luz que chega ao sensor. Uma abertura maior transmite mais luz ao sensor. Muitas câmeras possuem um modo de prioridade de abertura que permite o ajuste dela. Consulte também velocidade do disparador.


Aplicativo - Programa de computador, como, por exemplo, um editor de imagem ou um navegador de imagem.


Arquivo - um documento do computador.


Arquivamento - Possibilidade de um material, incluindo alguns papéis de impressão e CDs, durar muitos anos.


Balanço de cores - função na câmera para compensar diferentes cores de luz emitida por diferentes fontes de luz.


Buffer - Memória na câmera que armazena fotos digitais antes de gravá-las na placa de memória.


Burning - Parte seletivamente escura de uma foto com um programa de edição de imagem.


Câmera digital - câmera que captura a foto sem filme, mas com um sensor eletrônico de imagem que substitui o filme.


CCD - Charge Coupled Device: um dos dois principais tipos de sensores de imagem utilizados em câmeras digitais. Quando uma foto é tirada, o CCD é captado pela luz por meio das lentes da câmera. Cada um dos milhares ou milhões de pixels que fazem com que o CCD converta a luz em elétrons. O número de elétrons, geralmente descrito como a carga acumulada de pixel, é medido e em seguida convertido para um valor digital. Isso ocorre fora do CCD, em um componente da câmera chamado conversor analógico-digital.


CD-R - CD-Recordable: disco compacto que apresenta 650 ou 700 MB de informações digitais, incluindo fotos digitais. Ao criar um você normalmente considera que está gravando um CD. Um CD-R pode ser gravado apenas uma vez e é um meio ideal de armazenamento de fotos digitais originais.


CD-RW - CD-Rewritable: semelhante a um CD-R, exceto pelo fato de poder ser gravado e apagado várias vezes. Isso os torna mais adequados para backup, mas não para armazenamento a longo prazo de fotos digitais originais.


CompactFlash™ - Tipo comum de cartão de memória da camera digital, aproximadamente do tamanho de uma caixa de fósforos. Há dois tipos de cartão: Tipo I e Tipo II. Eles variam apenas quanto à espessura, sendo o Tipo 1 um pouco mais fino. Uma placa de memória CompactFlash pode apresentar memória rápida ou uma pequena unidade de disco rígido. O primeiro tipo é o que mais prevalece.


Contraste - Diferença entre as áreas mais claras e mais escuras em uma foto. Quando maior fora diferença, maior será o contraste.


CMOS - Complementary Metal-Oxide Semiconductor: um dos dois principais tipos de sensores de imagem utilizado em câmeras digitais. Sua função básica é a mesma de um CCD. Os sensores CMOS são encontrados apenas em algumas câmeras digitais.


CMYK - ciano, magenta, amarelo, preto. As quatro cores no conjunto de tintas de muitas impressoras de qualidade de foto. Algumas utilizam sei cores de tinta para que tenham impressões mais fotográficas. As duas cores adicionais geralmente são sombras suaves de ciano e magenta.


Destaques - partes mais claras de uma foto.


Disparar - Gíria para tirar uma foto. Exemplo: Pressionei o botão para disparar.


Download - processo de mover dados de computador de um local a outro. Embora o termo seja utilizado normalmente para descrever a transferência, ou o processo de download, de dados da Internet, ele também é utilizado para descrever a transferência de fotos de um cartão de memória da câmera para o computador. Exemplo: Eu fiz o download das fotos no meu PC.


DPI - Dots per inch: medição da resolução de uma foto ou de um dispositivo digital, incluindo câmeras digitais e impressoras. Quanto maior for o número, maior será a resolução.


Editor de imagem - programa de computador que permite que você ajuste uma foto para melhorar a aparência. Com um software de edição de imagem, você poderá escurecer ou clarear uma foto, girá-la, ajustar o contraste, cortas algum detalhe extra, remover marcas vermelhas no olho etc.


Escala de cinza - foto feita de vários tons de preto e branco. A escala de cinza é sinônimo de preto e branco.


EXIF - Exchangeable Image File: formato de arquivo utilizado pela maioria das câmeras digitais. Por exemplo, quando uma câmera comum estiver definida para gravar um JPEG, está gravando, na verdade, um arquivo EXIF que utiliza a compressão JPEG para compactar os dados da foto no arquivo.


Fill flash - técnica de flash utilizada para clarear áreas de sombra intensa, geralmente outdoors em dias ensolarados. Algumas câmeras digitais incluem esse modo que força o flash a disparar, mesmo à luz do dia.


FireWire - tipo de tecnologia de cabo para transferência de dados para e de dispositivos digitais em alta velocidade. Algumas câmeras digitais profissionais e alguns leitores de cartão de memória se conectam ao computador pelo FireWire. Os leitores de cartão FireWire são geralmente mais rápidos do que aqueles que se conectam por meio de USB. Também conhecido como IEEE 1394, FireWire foi inventado pela Apple Computer, mas atualmente é muito usado com PCs do Windows.


Flash externo - flash adicional que se conecta à câmera com um cabo ou é acionado pela luz do flash interno da camera. Muitos efeitos divertidos e criativos podem ser criados com o flash externo.


Histograma - representação gráfica de vários tons, desde escuros até claros, em uma foto. Algumas câmeras digitais incluem um recurso de histograma que permite uma verificação precisa da foto.


Impressora de foto on-line - empresa que recebe fotos digitais passadas para o computador em seu site, imprime essas fotos e envia de volta por e-mail ou por entregador.


Jato de tinta - impressora que coloca tinta no papel liberando gotas por meio de pequenos orifícios.


JPEG - padrão desenvolvido pelo Joint Photographic Experts Group para extrair dados de imagem; por isso o nome JPEG. Estritamente falando, JPEG não é um formato de arquivo, mas um método de extração usado dentro de um formato de arquivo como, por exemplo, EXIF-JPEG comum em câmeras digitais. É considerado um formato com perdas, pois há perda de qualidade ao atingir taxas altas de extração do JPEG. Geralmente, se a qualidade é alta, a configuração JPEG de baixa extração é escolhida em uma câmera digital e, assim, a perda de qualidade nem é notada.


LCD - Liquid Crystal Display: monitor de baixa potência utilizado na parte superior e/ou traseira de uma camera digital para exibir as configurações ou a própria foto.


Luz ambiente - A luz natural em uma cena.


Megabyte (MB) - medição de armazenamento de dados correspondente a 1024 kilobytes (KB).


Megapixel - igual a um milhão de pixels.


Memory Stick® - cartão de memória um pouco menor do que uma caixa de chiclete. Como o CompactFlash e SmartMedia, é um armazenamento com base em flash para as suas fotos.


Mídia - material em que as informações são gravadas e armazenadas. A mídia de armazenamento de fotografia digital inclui cartões CompactFlash e CDs.


Miniatura - versão pequena de uma foto. Navegadores de imagem geralmente exibem miniatures de várias fotos de uma vez. Em My Pictures do Windows XP, você poderá visualizar as miniatures de fotos nos modos de exibição Thumbnails e Filmstrip.


Navegador de imagem - aplicativo que permite a visualização de fotos digitais. Alguns navegadores também permitem que você renomeie arquivos, converta fotos de um formato a outro, inclua descrições de texto etc.


Nitidez - clareza de detalhes em uma foto.


NiMH - Nickel Metal-Hydride: tipo de bateria recarregável. A recarga pode ocorrer várias vezes. As baterias NiMH oferecem potência suficiente para funcionar com câmeras digitais e flashes.


Olho vermelho - brilho vermelho no olho da pessoa na foto causado pela luz do flash refletido nas veias sangüíneas atrás da retina no olho. Isso ocorre muito quando a luz é pouca, externamente à noite ou internamente em um local sem iluminação.


Panorâmica - técnica em que a camera segue o tema em movimento. Quando feita corretamente, a imagem é clara e nítida, enquanto o fundo é "embaçado", dando uma idéia de movimento à foto.


Pixel - Picture Element: as fotografias digitais possuem milhares ou milhões de pixels; são blocos de criação de uma foto digital.


RAW - o formato de imagem RAW corresponde aos dados conforme eles vêm diretamente do CCD, sem a realização do processamento na câmera.


Resolução de Imagem - número de pixels em uma foto digital geralmente é considerado como a resolução de imagem.


RGB - vermelho, verde, azul: três cores a que o sistema visual humano, as câmeras digitais e muitos outros dispositivos são sensíveis.


Saturação - riqueza das cores em uma foto.


Sensibilidade - Veja velocidade ISO.


Serial - método para a conexão de um dispositivo externo como, por exemplo, uma impressora, um scanner ou uma câmera, a um computador. Não foi substituído pelo USB e FireWire em computadores modernos.


SmartMedia™ - cartão de memória fino, do tamanho de uma caixa de fósforos. Também é um meio de armazenamento com base na memória rápida.


Sombreado - Parte iluminada de uma foto com um programa de edição de imagem.


USB - Universal Serial Bus: protocolo para transferência de dados de e para dispositivos digitais. Os leitores de placa USB são geralmente mais rápidos do que as câmeras ou os leitores que se conectam a uma porta serial, mas mais lentos do que os que se conectam por meio do FireWire.


Velocidade do obturador - medição de quanto tempo o obturador permanece aberto enquanto uma foto é tirada. Quanto menor for essa velocidade, maior será o tempo de exposição. Quando essa velocidade for 1/125 ou simplesmente 125, isso significa que o obturador ficará aberto por exatamente 1/125º de um segundo. A velocidade do obturador e a abertura controlam a quantidade total de luz que chega ao sensor. Algumas câmeras digitais possuem um modo de prioridade do obturador que permite a configuração da velocidade de acordo com o seu gosto. Veja também abertura.


Velocidade ISO - taxa de sensibilidade de um filme à luz. Embora as câmeras digitais não utilizem filme, elas adotaram o mesmo sistema de taxa para descrever a sensibilidade do sensor de imagem. As câmeras digitais geralmente incluem um controle para ajustar a velocidade ISO; algumas irão ajustar automaticamente, dependendo das condições de iluminação, ajustando para mais quando a luz disponível diminui. Em geral, quando a velocidade ISSO aumenta, a qualidade da imagem cai.


Fonte Microsoft

Nenhum comentário: